Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do RJ concede pensão por morte a companheira de militar falecido

    Publicado por Rafael Correia
    há 4 anos

    A Justiça Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro condenou a União a habilitar companheira de Suboficial da Marinha, ao recebimento de pensão por morte, com todas as vantagens inerentes ao título em questão. O militar, falecido em 2014, convivia maritalmente com a autora, configurando assim, união estável.

    Em 2016, pela via administrativa, o pedido da autora foi negado, ao argumento de carência de provas, o que motivou o ajuizamento de ação de reconhecimento de união estável post mortem junto à Vara de Família, que culminou com o êxito do pedido autoral.

    Somente após tal reconhecimento a autora pôde então recorrer à Justiça Federal. A união por sua vez argumentou que o pedido não merecia prosperar, amparando sua defesa em legislação que não mais encontra guarida na CF e demais princípios constitucionais.

    De forma acertada o Juízo de primeiro grau julgou procedente a pretensão autoral, reconhecendo o direito ao recebimento da pensão a contar da data da recusa administrativa.

    Autos: 5004308-24.2020.4.02.5101

    • Sobre o autorEspecialista em Direito Processual Penal
    • Publicações6
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-rj-concede-pensao-por-morte-a-companheira-de-militar-falecido/941935128

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Excelente trabalho desenvolvido pelo advogado. Foi meticuloso e cirúrgico em cada detalhe. Bela vitória. Desejo que se consolide em instância superior. Abraços. Dr Rogério Castello- Advogado OAB RJ 224.150 continuar lendo