Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça concede Habeas Corpus em favor de condenado na Operação Saúva

    Decisão unânime do pleno STM reafirma jurisprudência da Corte e do STF sobre prescrição em matéria penal.

    Publicado por Rafael Correia
    há 3 anos

    No dia 13/10/2020 o pleno do Superior Tribunal Militar concedeu, por unanimidade, habeas corpus em favor de condenado na operação saúva, deflagrada pela PF em 2006: https://www.stm.jus.br/informacao/agencia-de-noticias/item/10680ajustica-militar-da-união-condena-...

    O processo, que se prolongou por anos e somente obteve sentença em julho de 2020, envolvia 39 acusados, dentre oficiais superiores, sargentos e empresários, acusados de suposta prática de corrupção passiva e peculato.

    Ao apreciar o pedido formulado pela defesa de um dos acusados, o relator reconheceu que a prescrição já havia ocorrido, rejeitando a alegação do Ministério Público de que não se pode utilizar Habeas Corpus como substituto de recurso, sobretudo porque neste caso a defesa havia também apresentado o recurso de apelação dentro do prazo, mas valeu-se da via do habeas corpus tendo em vista que o juiz de primeiro grau, provocado pela defesa, deixou de apreciar o pedido de reconhecimento de prescrição, sob alegação de que a jurisdição havia se exaurido naquela instância.

    Foi relator o ministro José Coelho Ferreira, que em brilhante voto, reconheceu: "In casu, a especificidade da situação é bastante evidente, pois sequer seria possível a argumentação de que caberia a interposição de recurso em sentido estrito, com fundamento no art. 516, alínea l, do CPPM, considerando que o Juízo a quo já se manifestou esclarecendo que não poderia mais exercer a jurisdição no feito. Diante disso, estaria impossibilitado inclusive de empreender o primeiro juízo de admissibilidade do recurso em sentido estrito tampouco de avaliar o juízo de retratação de que trata o art. 520 do CPPM.

    E prosseguiu o relator:"No que diz respeito ao fato de a Defesa do paciente ter articulado essa matéria nas razões do apelo, essa verificação, por si só, não esvazia a presente impetração, considerando que os pressupostos objetivos e subjetivos de admissibilidade da Apelação interposta serão aferidos em momento próprio, até porque, pela inteligência do § 1º do art. 125 do CPM, o instituto da prescrição pode ser analisado e declarado em processo autônomo, sem prejuízo do andamento do recurso".

    Com estes argumentos, o STM, por unanimidade, concedeu o Habeas Corpus, declarando extinta a punibilidade do paciente. Processo: 7000632-16.2020.7.00.0000

    • Sobre o autorEspecialista em Direito Processual Penal
    • Publicações6
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-concede-habeas-corpus-em-favor-de-condenado-na-operacao-sauva/1110945459

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)